Guia Festival de Teatro de Curitiba - Festival de Teatro de Curitiba
817
Raul quer evitar que a esposa descubra que ele tem um filho fora do casamento e mente para ela que ele é filho de seu amigo Aparício, mas não esperava que o amigo lhe fizesse uma visita. Raul tenta manter a mentira, mas Aparício acaba complicando mais a história. > 01/04 (Domingo) às 16:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV) > 01/04 (Domingo) às 18:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 5...
818
Borracha fica louco ao saber que sua amante, Mimi, está em sua casa. Para esconder a amante da esposa Teodora, diz que Mimi é esposa de seu amigo Zebedeu. Plácida, a verdadeira esposa de Zebedeu, vai à procura do marido na casa de Borracha, o que o coloca em mais encrencas. > 08/04 (Domingo) às 16:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV) > 08/04 (Domingo) às 18:00 em Comparsaria Cênica (Rua...
819
O Barão de Coritiba está com medo de que o retrato de sua filha, que ele encomendou, seja roubado. Para evitar qualquer problema coloca seu empregado Borracha para cuidar da obra. Borracha faz um curso online de detetive, mas acaba usando o que aprendeu para deixar todos em situações bem embaraçosas. > 07/04 (Sábado) às 19:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV) > 07/04 (Sábado) às 21:00...
820
O espetáculo se passa em 1893 em uma noite de lua cheia, sexta-feira 13. Leonardo conta para as filhas, Clara e Clair, a história de um lobisomem que, há muitos séculos, atacava pessoas em Londres. Porém, o pai e as filhas ouvem uivos e se dão conta de que o lobisomem pode estar à solta. > 06/04 (Sexta-Feira) às 19:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV) > 06/04 (Sexta-Feira) às 21:00 em...
821
Janjão e Cotinha moram na periferia de Curitiba e levam uma vida simples. Após apostar na loteria, o casal fica milionário, se muda para um bairro nobre e frequenta a alta sociedade. Mas se vê envolvido em dificuldades e situações embaraçosas que os deixam sem saber como agir em meio ao luxo.
822
Comédia que retrata os bastidores do teatro, mostra as trapalhadas de Borracha, o empregado de um casal formado por um produtor e uma atriz. Borracha arma uma grande confusão ao participar, sem querer, de um ensaio com sua patroa e levar a sério o convite para um encontro. > 30/03 (Sexta-Feira) às 19:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV) > 30/03 (Sexta-Feira) às 21:00 em Comparsaria Cênica...
824
Como parte das discussões sobre circo-teatro, a roda de conversa envolverá temas como tipos cômicos e melodramáticos, o palhaço como protagonista e um pouco da história do circo-teatro brasileiro. Será mediado pelo diretor Helio de Aquino com participação do elenco dos espetáculos da mostra e parceiros. > 07/04 (Sábado) às 10:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV)
825
Aula para o público interessado em saber e se aprofundar na construção da comédia do circo-teatro. Durante a aula serão abordados temas como tipos cômicos e caricatos trabalhados na linguagem, bem como sua construção. Serão realizados jogos teatrais e atividades práticas sobre os temas. > 07/04 (Sábado) às 14:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV)
826
Um prefeito corrupto, um advogado trapaceiro e uma comerciante ambiciosa armam um plano, junto com uma gangue, para roubar o ouro de Bufolândia. A fortuna pertence à Mocinha, uma jovem que é sequestrada. Seu amigo de infância, o Mocinho, tenta desvendar o mistério sobre o seu desaparecimento. > 08/04 (Domingo) às 11:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV) > 08/04 (Domingo) às 13:00 em Compa...
936
Neste melodrama, De La Torre é um homem ardiloso e tenta a todo custo impedir que Alberto, seu protegido, se case com a pobre Neli, filha de um homem condenado por um assassinato que não cometeu. Isso porque De La Torre é o verdadeiro culpado e cometeu o crime para conseguir o dinheiro de Alberto. > 05/04 (Quinta-Feira) às 19:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV)
937
Os participantes poderão conhecer e participar da construção de tipos de personagens melodramáticos e se aprofundar neste que é um dos gêneros utilizados pela linguagem de circo-teatro. Serão realizados jogos teatrais e atividades práticas sobre temas relacionados ao melodrama. > 31/03 (Sábado) às 14:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV)
991
O circo das palhaças Gengibre e Pimenta é um carrinho de catadores de material reciclável e nele há espaço para a imaginação mergulhar e brincar com números de palhaço e teatro de bonecos. > 03/04 (Terca-Feira) às 16:00 e 19:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV)
992
A peça conta a história de Juvenal, um jovem que acaba de ser contratado para ser o ‘vassourinha real’ e fazer toda a limpeza do castelo. Logo em seu primeiro dia, o ambicioso Primeiro Ministro resolve colocar Juvenal numa grande enrascada, dando a ele uma difícil missão: salvar a vida da Rainha. > 02/04 (Segunda-Feira) às 16:00 e 19:00 em Comparsaria Cênica (Rua Camões, 515 Alto da Rua XV)
Sobre o F
estival de Teatro de Curitiba:
O Festival de Teatro de Curitiba nasceu em uma mesa de restaurante. Sem saber ao certo o alcance e a força das ideias que ali surgiam, um grupo de jovens amigos dava os primeiros passos para o que viria a ser um dos eventos grandes de teatro do país. Diretores de teatro, como José Celso Martinez Corrêa, Gerald Thomas, Cacá Rosset e Antunes Filho, trouxeram montagens já na primeira edição, em 1992.
Ao longo desses anos, foram cerca de 5 mil espetáculos, apresentados para aproximadamente três milhões de pessoas. Raul Cortez, Paulo Autran, Tony Ramos, Denise Stoklos, Matheus Nachtergaele, Deborah Colker, Francisco Cuoco, Wagner Moura e Drica Moraes são alguns dos nomes das artes que passaram por aqui e ajudaram a consolidar o evento no calendário brasileiro.
Se lá na primeira edição a Ópera de Arame foi inaugurada com “Sonhos de Uma Noite de Verão”, de Cacá Rosset ao longo de suas 24 edições o Festival cresceu e se espalhou por ruas, praças, reativou e criou espaços, formou plateias, estimulou negócios e impulsionou projetos fazendo jus ao título de ‘a vitrine do teatro brasileiro’.
O gigante Festival de Curitiba reúne diversas formas de arte como dança, circo, stand-up, improviso e gastronomia mas mantém o pé firme no teatro. Desde 1992 o Festival de Teatro de Curitiba é o carro chefe dessa imensa reunião de manifestações culturais, que ainda tem sob seu guarda-chuva eventos consagrados como Risorama, Gastronomix, MishMash e Guritiba.